LabJogos.JPG

LAbJogos

Lúdico e Aprendizagem com base na análise e desenvolvimento de Jogos

Coordenadora – Profª Doutora Ana Cristina Almeida

 

Descrição

LAbJogos é um projeto de promoção de competências pessoais, sociais e académicas, com base em dinâmicas de jogo (analógico) ou atividades lúdicas, apoiado pela investigação.

Em espaços/tempos de brincar, jogar, de convívio e desafios competitivos e cooperativos, crianças, jovens, adultos e adultos maiores são desafiados a (re)descobrir jogos e atividades tão variadas como jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, cartas, construção, role-play, percursos,…, individualmente, em pares ou em grupo, que simultaneamente constituem “treinos” de estratégia, agilidade, comunicação, partilha de conhecimentos, resolução de problemas, tomada de decisões, expressão emocional, pensamento crítico, criatividade, cidadania e processos promotores de sucesso, inclusão e bem-estar.

As ocasiões de encontro, envolvimento e participação tanto poderão ser regulares, como pontuais. Acima de tudo são momentos divertidos, descontraídos que entusiasmam.

Informalmente, em ambiente de jogo, são ativadas capacidades e atitudes que incentivam aprendizagens ativas e prazerosas, cujo estudo viabiliza a compreensão individual e as potencialidades, e a perspetiva de oportunidade de desenvolvimento e adequação.

 

Destinatários

O projeto desenvolve-se no âmbito do LabTE, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, destinando-se a:

  • público em geral, para participar em atividades de jogo, de expressividade e formação.

  • população estudantil, além do envolvimento e convívio, pelo convite a participar em investigação e intervenção em diferentes contextos, junto de diferentes públicos.

  • escolas, organismos públicos e privados como parceiros de desenvolvimento e promoção de aprendizagens, competências e adequação a situações específicas.

  • empresas parceiras na capitalização do potencial criativo, comunicação e gamificação.

  • administração para ensaiar e divulgar práticas de educação / formação alternativas.

 

Atividades:

Family Game Board

"A importância do lúdico ao longo da vida"

Palestra dinamizada pela Profª Doutora Ana Cristina Almeida, na 6ª, dia 12 de abril de 2019, às 16.30h, no LabTE (sala 2.11) na FPCE da Universidade de Coimbra.