top of page
  • Foto do escritorLabTE

Jogos de tabuleiro na formação de Soft Skills


Através dos jogos de tabuleiro é possível desenvolver competências conhecidas como Soft Skills. Esta é a ideia base que nos trouxe Dr Carlos Ramos nesta sessão de demonstração relativamente às opções de formação que a empresa Board Games for Training dispõe. "Trabalho em Equipa" foi a temática escolhida para esta sessão que decorreu no dia 22 de fevereiro no LabTE.


A ideia de utilizar jogos de tabuleiro para a formação surgiu com o intuito de tornar a formação mais envolvente e suscitar situações que pudessem ser analisadas posteriormente. Trabalhar Soft Skills é algo que exige experiência e os jogos de tabuleiro, de modo indireto, proporcionam o contexto ideal para que essa experiência ocorra, permitindo no final a reflexão sobre o que foi vivenciado.

Utilizando o jogo “Ilha Proibida" da Gamewright, um jogo tabuleiro cooperativo, foi possível vivenciar como pode ser a melhor forma de trabalhar em equipa. Este jogo consiste em desafiar um grupo a recolher 4 objectos numa ilha que está a afundar e, no final, fugir da ilha. Ou se consegue e fogem todos, logo ganhando todos, ou a ilha afunda e perdem todos. As regras são várias, no entanto é interessante como neste jogo de tabuleiro se encontram todos os ingredientes necessário para um bom trabalho de equipa se proporcionar:

  • Ter objetivos claros e partilhados por todos

  • Dialogar para escolher os melhores passos a realizar em cada jogada

  • Planear a melhor estratégia definindo objetivos específicos a cada momento

  • Aplicar os poderes individuais dos jogadores em benefício do resultado final

  • A liderança surge naturalmente, pois é sempre necessário alguém provocar o diálogo para que se tome as decisões necessárias

A reflexão final permitiu compreender tudo isto. Ou seja, começámos por jogar de forma entusiasmada sem consciência do que implica um bom trabalho de grupo, e de forma intuitiva todos colocámos em prática o que se exige nesse contexto. Ao refletir conseguimos identificar quais as caraterísticas fundamentais para o sucesso do trabalho de grupo com base no jogo realizado.

Esta sessão de formação demonstrou que recorrer aos jogos de tabuleiro é uma forma eficiente para melhor compreender como podemos melhorar as nossas competências pessoais.


Mais informações:

http://www.boardgamesfortraining.eu/

https://www.facebook.com/boardgamesfortraining/

Formações disponíveis:


569 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page