top of page
  • Foto do escritorLabTE

4º EJML decorreu há um ano

Atualizado: 10 de mai. de 2019


O 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2018, decorreu no dia 5 de maio de 2018, reunindo em Coimbra investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação e demais interessados nas temáticas. Este evento internacional, organizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Sevilha, atraiu participantes nacionais e estrangeiros com intenção de partilhar conhecimentos, investigação, práticas e debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação.

"As apresentações que assisti foram muito boas e constatei que já existem muitas pessoas que utilizam as mais diversificadas ferramentas na sala de aula. Além disso foi interessante perceber o quanto é possível inovar, existindo, para isso, uma diversidade muito grande de ferramentas." (Comentário de participante)

Ao longo de 10 horas intensas foi possível assistir a conferências, comunicações, relatos de experiências e, ainda, participar em workshops. Estiveram presentes 175 participantes, dos quais 90 eram autores de comunicações apresentadas durante a conferência. Todos os artigos estão disponíveis no livro de atas:


Carvalho, A. A., Pons, J. P., Marques, C. G., Cruz, S., Moura, A., Santos, I. L., & Guimarães, D. (2018). Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: CEIS20.  http://hdl.handle.net/10316/48542


Foram dois os oradores convidados. Para abrir a conferência Jill Attewell, especilista em mobile education, refletiu sobre as dúvidas que muitos docentes e demais profissionais têm face ao uso de dispositivos móveis em sala de aula. Apresentou também as razões porque os modelos de Bring Your Own Device (BYOD) são inevitáveis nas escolas públicas atuais.

A segunda conferência fechou com chave de ouro o dia de partilhas. Nelson Zagalo, Professor na Universidade de Aveiro, explicou as "Tendências dos jogos digitais na Educação" debatendo as razões que provocam as diferenças entre jogos comerciais e educativos.

Ao analisar as respostas ao formulário de avaliação do evento preenchido pelos participantes percebemos que o resultado é bastante positivo. A maioria avalia o Interesse, Compreensão e Aplicabilidade tanto das conferências como das comunicações com Bom ou Muito Bom (Gráfico 1). Também no caso da avaliação dos diferentes workshops, a maioria assinala a opção de Muito Bom para os mesmos 3 itens. É o item duração que apresenta maior discrepância em relação aos demais, apesar de a maioria indicar Muito Bom e Bom (Gráfico 2). Em termos da organização do evento, a maioria considera adequado os vários pontos, no entanto um grupo de 20 participantes indicou como desadequado a duração de 1 dia (Gráfico 3). Alguns dos comentários finais recomendam que a extensão para uma tarde e um dia, ou mesmo dois dias, dando a possibilidade de participar em mais do que um workshop.

"Foi Muito Bom. Só não foi excelente, porque não consegui assistir a todas as comunicações, experiências." (Comentário de participante)
Gráfico 4 - Como tomou conhecimento do Encontro?
Gráfico 4 - Como tomou conhecimento do Encontro?

É a 4ª edição do EJML, é interessante verificar que 40% menciona que teve conhecimento sobre o encontro através de amigos ou colegas, seguindo-se o Website oficial com 21% e as redes sociais com 19%. Estas respostas refletem a proximidade entre muitos dos participantes do EJML.


"Como Professora do Ensino Profissional, considero que foi um dia cheio de novos conhecimentos que vou pôr em prática na minha profissão." (Comentário de participante)

Para finalizar, nada melhor do que recordar alguns dos momentos e aguardar pelo próximo encontro em maio de 2020.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page