top of page

Curadoria: uma competência do professor de hoje?

  • Foto do escritor: LabTE
    LabTE
  • 30 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2019


Curadoria, uma competência que muitos pensam estar em desuso, é cada vez mais importante! Esta foi a mensagem que transmitiram a Doutora Paula Ferreira e o Dr Jorge Borges da Rede de Bibliotecas Escolares, na passada 6ª, dia 29 de março no LabTE.


É importante, antes de mais, definir o que é Curadoria:

É o processo através do qual selecionamos, analisamos, filtramos, organizamos e partilhamos informação que nos parece relevante e que nos chega de diferentes fontes. Resumindo e falando de educação pode-se dizer que é a criação de um banco de recursos.

Gráfico que representa a diferença de 60seg de utilização da Internet entre 2018 e 2019.

Num mundo cada vez mais digital, em que muitas das tarefas serão automatizadas, o segredo está nas capacidades únicas do ser humano. O que passa a ser valioso é o que não é possível automatizar! Para suplantar a evolução vertiginosa da tecnologia devemos criar redes formativas e académicas com quem possamos aprender. É necessário mantermos-nos atualizados, e para isso a curadoria é bastante importante.

Além de ser uma competência fundamental para a docência, é também uma competência a desenvolver nos seus alunos. É importante que eles também aprendam a manter-se atualizados, recorrendo a fontes fidedignas, comparando e refletindo sobre diferentes pontos de vista.

"Não estamos sozinhos na sala de aula, temos um mundo em que nos podemos apoiar com um vasto número de recursos disponíveis."

Dr. Jorge Borges


É importante o aluno dominar a diferença entre informação e conhecimento. Acedendo a diferentes fontes é possível conhecer diferentes pontos de vista e fomentar o raciocínio crítico, uma soft skill cada vez mais necessária.



São várias as ferramentas mencionadas ao longo da palestra e que permitem que se possa receber informação de uma grande variedade de fontes, partilha dentro das diferentes redes sociais, mas também permite que fiquem guardados para mais tarde ter acesso.


"O informal tem que entrar na sala de aula."

Dr. Jorge Borges


Recomendamos a visualização do vídeo a partir do minuto 4:44, momento a partir do qual são apresentados os recados para o futuro:


URLs:

Aceda à apresentação realizada em: https://spark.adobe.com/page/qlw1Uw2grv7G5/


Opmerkingen


  • Facebook
  • Twitter
  • Email
FPCEUC_V_FundoClaro.png

© 2019 LabTE

bottom of page