top of page
  • Foto do escritorLabTE

O efeito da pandemia na utilização da tecnologia digital

Atualizado: 16 de nov. de 2021

A 3 de novembro de 2021, deu-se início às Sessões do LabTE sob a temática "O efeito da pandemia na utilização da tecnologia digital". Onde convidados partilham a sua experiência pessoal e depois é aberto o diálogo com quem está a assistir.

A primeira convidada das Sessões LabTE foi a Dr.ª Marlene Afonso, docente do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário da disciplina de Inglês que apresentou a sua experiência pessoal.

Salientou que o grande motor que permitiu ultrapassar todas as dificuldades que a pandemia criou foi, sem qualquer dúvida, a interajuda e trabalho colaborativo entre professores, mas também a comunicação entre todos os agentes.

Tendo em conta a sua experiência, a opção de Flipped Classroom não funcionou, porque os alunos não dedicam o tempo necessário em casa. Foi o trabalho de projeto que teve mais empenho por parte dos alunos e que apresentou melhores resultados.

Primeiro, em conversa com os alunos, debateu uma nova forma de avaliação através do desenvolvimento de um trabalho de projeto individual ou por pares. Esta proposta foi aceite por estes, o que foi essencial para o sucesso da mesma, pois como fizeram parte da decisão sentiam-se responsáveis pelo sucesso desta medida. Posteriormente, esta alteração foi apresentada à consideração do Departamento, da Direção e, por fim, aos Encarregados de Educação.

Por cada unidade era proposto um trabalho de projeto, em que os alunos aplicavam à realidade os conteúdos da disciplina a aprender. Foram apresentados alguns exemplos de trabalhos realizados pelos alunos sob a temática do ambiente:

  • Uma aluna que deseja ser jornalista preparou um vídeo onde aparece a apresentar diferentes reportagens de 6 cidades diferentes, tal como, num telejornal.

  • Dois alunos criaram um jogo em PowerPoint sobre o Ambiente para testar os conhecimentos da turma.

Salientou que durante o tempo de ensino remoto, os alunos estavam focados em desenvolver os seus trabalhos, não tendo detectado qualquer sinal de bullying digital entre colegas. Referiu, inclusive, que presenciou interajuda entre alunos que dificilmente ocorreria em aula presencial. Havia respeito pelo trabalho de todos e quando apresentavam, mesmo que se enganassem, ninguém ria ou gozava com o colega. Compreendiam que era normal errar e que, sem praticar, dificilmente melhorariam a oralidade em inglês.

Quando regressaram ao ensino presencial os alunos votaram por unanimidade continuar com o trabalho de projeto.

Na escola, a primeira reação dos outros docentes foi de incredulidade, pois não acreditavam que alunos mais tímidos que, habitualmente não participavam, tivessem concretizado a tarefa. Apenas ao verem os trabalhos realizados por esses alunos, perceberam que estes tinham ultrapassado várias inseguranças para concretizar estas tarefas. Mais tarde, alguns colegas pediram ajuda para implementar, também eles, o trabalho de projeto na sua disciplina, pois os alunos insistiam nesse sentido.

Toda esta experiência foi muito rica e trouxe inúmeros aspetos positivos.

Para a Drª Marlene Afonso, os alunos trabalharam inúmeras competências que ultrapassam em muito as delineadas para a sua disciplina. É com saudade e emoção que fala sobre estes momentos, defendendo que o trabalho de projeto é uma estratégia que poderá auxiliar o desenvolvimento dos alunos de uma forma mais global.


No próximo dia 10 de novembro contaremos com a Doutora Adelina Moura, que irá partilhar na 2ª Sessão LabTE como foi a sua experiência durante a pandemia.

73 visualizações0 comentário
bottom of page