top of page
  • Foto do escritorLabTE

O efeito da pandemia na utilização da tecnologia digital por Adelina Moura

Decorreu, no passado dia 10 de novembro, a 2ª Sessão LabTE sob a temática "O efeito da pandemia na utilização da tecnologia digital", tendo como convidada a Doutora Adelina Moura, docente das disciplinas de Português e de Francês no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.

Desde sempre que a tecnologia integra as suas práticas. Mencionou um primeiro Quiz que utilizou numa aula assistida, em 1985, onde os alunos ao clicar na tecla tinham feedback sonoro sobre se estava correto ou não. Algo que agora parece rudimentar, mas na altura foi uma experiência muito interessante para os alunos.

Antes da pandemia já criava e aplicava inúmeros recursos online, através de blogues, websites, podcast e gamificação. Desde cedo aderiu a projetos através do programa Etwinning, promovendo a colaboração com colegas e alunos de escolas internacionais.

Quando surgiu a necessidade de confinar, os alunos estavam já habituados a recorrer e a criar recursos online, a única coisa que não usava, pois não sentia necessidade, era uma plataforma de gestão de aprendizagem. Conhecia a Moodle, por usar na formação de professores, no entanto a escolha do Agrupamento recaiu sobre a Classroom.

Registo do progresso de leitura no Flippity

Passou a organizar na Classroom os vários recursos que disponibiliza aos alunos. O primeiro tópico refere-se a um projeto de promoção da Leitura que tem o nome de Viciados em livros. Em que os alunos são convidados a escolher livros que podem ler em aula ou em casa ao longo do ano, sendo registado o seu progresso através de uma ferramenta disponibilizada pelo Flippity.

Dispõe também um tópico com dicas e conselhos úteis para que possam aplicar à disciplina.

Como os seus alunos são de ensino profissional e necessitam repor de as faltas, algumas delas por motivos de isolamento profilático, optou por disponibilizar exercícios suplementares para a recuperação de faltas através do Wakelet.

Quadro de emblemas disponibilizado em Docs no Drive.

Recorreu a recompensas através de emblemas durante as semanas de confinamento. Instituiu, novamente a tutoria de pares, possibilitando que um aluno que domina o conteúdo acompanha outro com dificuldades. Sentiu necessidade de reforçar o papel do tutor, assim os alunos nunca se sentiram sozinhos durante os dias de confinamento.

Uma vez que uma das suas principais preocupações é o bem-estar dos seus alunos, durante a pandemia sentiu necessidade de criar um momento no início de cada aula que permitisse aos alunos relaxar, facilitando depois a concentração nas atividades.

Slide inicial de cada aula

Desta forma, os primeiros 5 minutos de aula servem para ouvir música calma e respirar fundo, criando assim os 5 minutos Zen. Depois eram apresentadas algumas informações importantes sobre aquele dia, como o Pensamento do Dia, a Notícia do Dia e a Palavra do Dia. Estas atividades promoviam a literacia dos alunos e o enriquecimento do vocabulário.

Com o regresso às aulas em presencial, houve aspetos que manteve, como é o caso do Classroom para apoio e repositório dos materiais. Substituiu os 5 minutos Zen por Mindfulness através da técnica de Zentangle. Desta forma, os alunos relaxam enquanto vão colorindo os desenhos, prevendo a realização de uma exposição destes.

Mantém, também, a prática de enviar os sumários antecipadamente, para que os alunos possam ter conhecimento dos conteúdos a abordar e possam consultar atempadamente os materiais disponibilizados.

O feedback dos alunos sobre as atividades é extremamente importante, permitindo melhorar o seu trabalho e atividades futuras.

Perante as questões colocadas no debate, revelou que há sempre colegas curiosos sobre o que está a realizar em sala de aula, pois ouvem os comentários e sugestões feitas pelos alunos com base na experiência que trazem da disciplina de Português. Como vários colegas do agrupamento sentem necessidade em conhecer melhor estas estratégias, foi preparada uma oficina de formação que irá iniciar em breve. Não é uma formação externa que surgiu como oferta, foi antes a necessidade dos colegas que a originou.

A sessão finalizou com troca de algumas ideias e com a consciência de que a pandemia criou em muitos professores a necessidade de procurar novidades em termos de tecnologia. Por isso, a pandemia criou a oportunidade perfeita para muitos professores compreenderem a mais valia das tecnologias em sala de aula.

119 visualizações0 comentário
bottom of page