top of page
  • Foto do escritorLabTE

A formação de jovens leitores por meio do aplicativo JornadApp

A 14 de novembro decorreu a palestra intitulada "A formação de jovens leitores por meio do aplicativo JornadApp" que foi dinamizada pela Profª. Doutora Fabiane Burlamaque, da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. A JornadApp é uma aplicação para Android e iOS e que pretende envolver os alunos na descoberta de obras literárias. Dispõe de dois modos de utilização:

  1. JornadApp na Escola: destinada a alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) no Brasil, mediante a liderança de um professor podem ser criados grupos que terão de completar tarefas relativas a uma obra adequada ao ano que estão a frequentar.

  2. Projetos Transversais: que correspondem a rotas leitoras, permitindo fazer um jogo de caça ao tesouro em que os alunos (ensino secundário) terão de percorrer rotas pela cidade de Passo Fundo, caçando personagens e outras informações sobre as obras indicadas.

O cuidado tido na formação dada aos professores e o envolvimento destes em motivarem os alunos a lerem e a participarem na competição contribuiu para o sucesso da iniciativa. Os desafios lançados aos jovens leitores foram considerados criativos e diversificados.  Mais informações em: https://www.upf.br/16jornada/jornadapp



23 visualizações0 comentário
bottom of page