top of page
  • Foto do escritorLabTE

Como implementar uma rádio escolar

Atualizado: 17 de mar. de 2019

Mestre Vítor Diegues "professor no Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, onde coordena a rádio escolar do agrupamento, a Rádio Vale do Tamel. É um apaixonado da Rádio e defensor da importância dos media na formação dos alunos." » Assim é apresentado na rubrica da Antena 1, Ouvido Crítico do passado dia 13 de fevereiro.

"A WebRádio, inserida no processo educativo, pode tornar-se uma interessante ferramenta de aprendizagem, desde que os seus intervenientes (professores e alunos) saibam como utilizá-la, proporcionando a todos o conhecimento e a partilha de novos estilos, formatos e formas de expressão. Neste sentido, a WebRádio torna-se uma ferramenta educativa indispensável para a sociabilização participativa e explorada em contexto escolar constituindo-se como uma estratégia que possibilita a toda a comunidade educativa a oportunidade de participar e intervir." (Diegues & Coutinho, 2010)

Tendo em conta a sua vasta experiência na dinamização de projetos de rádio escolar, o Mestre Vítor Diegues partilhou a sua experiência através da videoconferência "Como implementar uma rádio escolar" que se realizou hoje, dia 15 de março.

Começou por salientar que muitos professores referem que os alunos se sentem mais motivados e que melhoraram a forma como se expressam. Casos há com alunos mais difíceis de cativar, mas cuja postura muda muito após integrarem um projeto de rádio.

Para o sucesso de um projeto de rádio escolar é imprescindível o apoio hierárquico e que este seja incluído nos documentos estruturantes do estabelecimento de ensino. Isto é fundamental para que este tipo de projetos sejam sólidos. É aconselhado que a coordenação seja assegurada por um professor que dê a continuidade ao projeto.

A escolha da sala em que o rádio irá funcionar é fundamental para que possa ter projeção e visibilidade na escola. Também se devem evitar locais com grande ruído, pois os microfones captam tudo! É também aconselhado a criação de um regulamento de funcionamento. O logótipo ajuda a credibilizar o projeto. Estes ingredientes ajudam na divulgação e podem surgir de trabalhos multidisciplinares.

Por exemplo a preparação da sala envolveu vários professores de várias disciplinas:

O rádio deve ter um grande cunho profissional, por norma estão apenas 2 alunos na sala, evitando-se distrações. Utilizam o Audacity para criar os Podcasts que depois são adicionados na grelha de emissão da rádio. Recomenda a existência de rubricas na rádio, facilitando a diversidade que pode ser transmitida. Utilizam plataformas para fazer o alojamento online das emissões para depois poder partilhar nas redes sociais ou na página web da escola.

Este tipo de projetos permitem que os alunos possam refletir sobre os media e sobre a forma como se comunica. É fundamental os alunos compreenderem a importância da mensagem que transmitem e como esta pode influenciar os outros. Por isso o recurso a podcasts que têm que ser gravados e analisados antes da emissão, reduzindo-se ao essencial as emissões em direto.

Tudo isto só é possível com projetos multidisciplinares que originam os podcasts criados pelos vários alunos da escola. Muitas das vezes são lançados desafios, como por exemplo o próximo alusivo ao dia do pai, em que todos os alunos e professores foram convidados a realizar podcasts com um poema que celebre o dia. Depois no dia 19 durante a emissão serão transmidos esses podcasts dentro de uma grelha que é definida.


Este é um exemplo que tem influenciado outras rádios escolares a surgirem, estando o Mestre Vítor Diegues disponível para auxiliar colegas que queiram seguir estes passos.

Referências:

Aguiar, C. & Carvalho, A. A. (2010). Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto. Santo Tirso: De Facto Editores.

Brites, M. J., Santos, S., Jorge, A., & Navio, C. (2014). Problematizar para intervir: rádio online e

educação para os media como estratégia de inclusão de jovens. Observatório, 8(1), 145-169.

https://doi.org/10.15847/obsOBS812014714 Carvalho, A. A. (2009). Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Ozarfaxinars 8, 2-

Diegues, Vítor (2010). Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de

uma WebRádio. Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia

Educativa). Universidade do Minho. http://hdl.handle.net/1822/13667

Diegues & Coutinho (2010). WebRádio Educativa: Produção e utilização de Podcasts em

experiências educomunicativas. Prisma .com, 13, 125-147. Disponível em:

Momesso, M. R., Yoshimoto, E., Carvalho, A. A., Diegues, V. & Meirelles, M. (2016). Educar com

podcasts e audiobooks. Porto Alegre: CirKula. Disponível em



Urls:


178 visualizações0 comentário
bottom of page