top of page
  • Foto do escritorLabTE

Dinâmicas no ensino superior

Docente de Histologia e Embriologia, a Prof.ª Doutora Cristiane Tolentino Machado da Universidade Federal dos Vales J. Mucuri, Brasil, apresentou no passado dia 8 de março uma palestra partilhando as dinâmicas que implementou com os seus alunos.

O início da sua palestra insidiu sobre o Método Trezentos do Prof Ricardo Fragelli que é descrito como:

"A metodologia Trezentos foi criada em meados de 2013, é baseada em aprendizagem ativa e colaborativa e suas experiências na esfera acadêmica demostraram que o índice de aprovação melhorou de 50% para 95% em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias e foi possível despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem!" (in: http://www.metodo300.com/)

Método Trezentos consiste em promover ao máximo a colaboração entre alunos, incentivando que os alunos com melhores rendimentos auxiliem os alunos com mais dificuldades na aprendizagem.

Após a prova normal, com base nos resultados obtidos, são estabelecidos grupos heterogéneos em termos de rendimento, misturando em todos os grupos alunos com bons e maus resultados. Os que tem melhores rendimentos são os ajudantes, e os restantes ajudados. Os ajudados podem repetir a avaliação, mas para isso terão que cumprir metas estabelecidas pelo professor e orientadas pelos ajudantes. Os ajudantes não refazem a prova, mas podem ter melhoria de nota caso os ajudados melhorarem e conforme o nível de ajuda que ofereceu aos colegas do grupo e reconhecida na avaliação do grupo. Cada grupos é constituído por 5 a 6 estudantes e é estabelecida uma nota a partir do qual se dividem entre ajudantes e ajudados.

Esta é uma forma de oferecer aos alunos uma nova possibilidade de avaliação promovendo a colaboração entre alunos. Todos os pormenores são apresentados na página criada pelo Prof Ricardo Fragelli, autor do Método Trezentos.

Na segunda parte da palestra apresentou a experiência que tem estado a desenvolver com os seus alunos. Atividades como aula invertida, instrução entre pares, mapas de conceitos, quizzes e serious game foram implementadas no decorrer da unidade curricular de Histologia e Embriologia aos estudantes do primeiro ano dos cursos da área da Saúde.

Inicialmente os alunos estranharam a mudança de metodologia, mas com o avançar das atividades reconheceram que era efetivamente eficaz. Os próprios alunos salientaram que estas dinâmicas melhoraram a sua aprendizagem e aumentaram o seu empenho nas atividades propostas.


152 visualizações0 comentário
bottom of page